VOCÊ JÁ LEU ESTES CLÁSSICOS?

 

CLÁSSICOS DE EMMANUEL

 

Não chega a ser surpreendente, mas tenho notado em minhas palestras, quando indago de público sobre quem leu os romances clássicos de Emmanuel, que é muito pequeno o número dessas pessoas. A razão é simples: existem muitas pessoas novas participando das atividades espíritas. Muitas pessoas que estão recentemente em nossas instituições e tais livros dificilmente são citados com motivação para serem conhecidos.

Eis uma situação que podemos considerar grave em nosso movimento de palestras e divulgação, pois isso não deve acontecer, dada a preciosidade de tais livros.

Grave porque é essencial que a família espírita nacional conheça tais obras. São livros cuja leitura periódica não pode ser dispensada, tamanho o conteúdo de recursos de orientação neles contidos. Exemplos, suavidade, sintonia com a espiritualidade superior, fé ardente e valorosa, coragem diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, sem dizer da lição clara de Cristianismo puro neles presentes.

Ler esses livros é como conversar diretamente com os ensinos de Jesus!

E temos deixado de comentar, de estimular sua leitura, de incentivar a releitura, de relatar em síntese seu conteúdo, nos exemplos marcantes de Lívia, Alcíone, Quinto Varro, Padres Carlos e Damiano, Estêvão, Abigail, Paulo, Célia, Nestório, entre tantos outros. Para quem se aproxima do Espiritismo e não recebe os estímulos de nossos dirigentes e palestrantes, dificilmente se sentirá atraído a ler, por exemplo, o monumental Paulo e Estevão ou o grande e incomparável Renúncia.

Mas se receber estímulos nas palestras que ouve, se receber um exemplar com a motivação de quem comenta sobre o conteúdo, a situação será outra. E aí, no suceder das luminosas páginas, encontrará roteiros e orientação segura para entender a própria vida nos exemplos marcantes dos personagens apresentados em tais obras.

E para o leitor que lê essas linhas é oportuno citar os cinco romances clássicos do Espírito Emmanuel, ditados ao médium Francisco Cândido Xavier: Há 2000 Anos...[1], 50 Anos Depois[2], Ave, Cristo![3], Renúncia[4] e Paulo e Estêvão[5]. São livros para serem lidos e relidos continuamente, tal a preciosidade de suas páginas. Interessante porque, à medida que amadurecemos na idade, na experiência de vida e mesmo no conhecimento espírita, mais esses livros crescem em importância ao nosso sentimento e ao nosso raciocínio. Portanto, se você não leu, não perca essa oportunidade de muito aprender.

Para nós, expositores, dirigentes e comentadores, articulistas e escritores, fica o compromisso permanente de divulgar esses tesouros de conhecimento.        

 

Orson Peter Carrara

Artigo na Internet

 



Notas de Fernando Peron (dezembro de 2011):

[1] Há 2000 Anos... - Episódios da História do Cristianismo no Século I. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Obra lançada em 1940.

[2] 50 Anos Depois - Episódios da História do Cristianismo no Século II. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Também lançada em 1940.

[3] Ave, Cristo! - Episódios da História do Cristianismo no Século III. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Lançada em 1953.

[4] Renúncia – História Real. Século de Luís XIV. Em França, Espanha, Irlanda e Américas. Heroísmo e Martírio de Alcíone. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Lançada em 1943. 

[5] Paulo e Estêvão - Episódios Históricos do Cristianismo Primitivo. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Lançada em 1942. 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!