O Que é Ansiedade e como Diminuí-la ?

                                                         Psicologia e Espiritualidade -

Psic. Luís Augusto Sombrio

A ansiedade é um sentimento que faz parte de humanidade bem como de outros seres vivos (quem nunca viu um cãozinho ansioso ante a chegada de seu dono?). Pode ser considerada uma reação normal diante de circunstâncias da vida que nos ameacem a a integridade física, ética, financeira, moral, etc..., e neste caso nós a chamamos de medo.

Mas este sentimento pode surgir espontaneamente, sem acontecimentos externos que o justifiquem. É uma espécie de "medo do não sei o quê". Aí chamamos de ansiedade. A sua duração e a sua intensidade podem caracterizá-la como patológica, uma vez que pode interferir na saúde física e mental. De outras vezes é desencadeada por um fator externo conhecido, porém provocando uma reação desproporcional na pessoa.

A ansiedade pode provocar: dores musculares; aperto no peito; respiração com fôlego curto; distúrbios no sono; distúrbios alimentares; uma apreensão permanente, como se algo estivesse para acontecer; distúrbios intestinais; tensionamento psíquico e físico; e com o tempo, doenças físicas.
A ansiedade acompanha muitas outras patologias mentais, como a depressão, fobias, estados psicóticos, síndrome do pânico, etc... É como a dor de cabeça: tem múltiplas origens. Deve-se, portanto, diante de estados ansiosos prolongados, buscar ajuda: você pode estar diante de um quadro clínico.

Portanto relaxe, respire, desligue um pouquinho, entre dentro de si mesmo e descubra aí, um recanto de paz. 
Obs: O uso prolongado de ansiolíticos provoca dependência e deve ser evitado.

Luís Augusto Sombrio é psicólogo clínico atuante em Porto Alegre.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!