ATUALIDADE CIENTÍFICA DA OBRA PSICOGRAFADA POR CHICO XAVIER

 

 

Dra. Marlene Rossi Severino Nobre

Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil, é também expositora conhecida nacional e internacionalmente, e autora de inúmeros livros espíritas.

 

Tema 14

17 de abril de 2010

 

Resumo

 

          A expositora apresenta correlações de alguns ensinamentos transmitidos por Espíritos esclarecidos, sobretudo André Luiz, com as conquistas da Ciência. A seguir, consta uma síntese das ideias principais.

          A intuição, considerada pelo Espiritismo como “a mediunidade inicial, é faculdade inerente a todo ser humano”, é explicada pela Física Quântica, segundo o professor Amit Goswami, catedrático da disciplina na Universidade de Oregon, como inteligência espiritual.

          A glândula pineal, citada no livro Missionários da Luz(1) como a glândula que governa as emoções, que controla o sistema endócrino, que comanda forças subconscientes, suprindo os órgãos de energias psíquicas, é, também, a glândula da vida mental, a glândula da mediunidade. Com o descobrimento da melatonina, hormônio produzido pela pineal, em 1958, pela equipe de Aaron Lerne, da Universidade de Yale – USA, iniciou-se o ciclo de pesquisa sobre as propriedades da glândula que, a cada dia, apresenta novidades que comprovam os ensinos de André Luiz.

Este Espírito também informa, em 1947, na obra No Mundo Maior(2), que o sistema nervoso central humano se constitui de três cérebros: o inicial ou subconsciente – local dos hábitos e dos automatismos; o córtex motor ou o consciente – “que é o aqui e o agora, [...] o momento atual, o esforço, a vontade”; e os lobos frontais que são o superconsciente, “o futuro, o ideal e a meta superior, a parte mais elevada do cérebro”. Em relação aos três cérebros, Paul MacLean [médico e neurocientista] revela no livro de sua autoria, The Triune Brain in Evolution(3), esclarecimentos compatíveis com os fornecidos por André Luiz vinte anos antes. Em Obreiros da Vida Eterna(4), outra obra de André Luiz, o Espírito ensina que no quarto ventrículo cerebral (antiga fossa romboidal) se encontra a sede da alma.

“Em 1983, Wilder Penfield, um dos maiores neurocirurgiões do século XX, afirma em seu livro O Mistério da Mente(5), que o tronco encefálico alto, que engloba o diencéfalo, é porta de entrada e saída da mente”. A palestrante assinala, então:

 

No cérebro inicial, apontado em 1947 por André Luiz no livro No Mundo Maior, nós temos aí a porta de entrada e de saída da alma, que é no quarto ventrículo ou na antiga fossa romboidal que se instala a alma para dirigir o corpo orgânico.

 

No desenvolvimento do tema, a expositora destaca o conceito de pensamento dado pelos Espíritos, que é “secreção do Espírito, não do cérebro”. Assim, lembra que nos livros Pensamento e Vida(6), de Emmanuel, e Ação e Reação(7), Evolução em Dois Mundos(8) e Mecanismos da Mediunidade(9), de André Luiz, consta que é a alma, situada fora da matéria, que dirige o corpo, e que o pensamento é formação de átomos e partículas que exercem função quântica, e mais: ora o pensamento age como matéria (partícula), ora age como onda eletromagnética (supraluminais), com velocidade superior à da luz.

A expositora continua com outros significativos exemplos que demonstram não só a atualidade dos postulados espíritas como a sua veracidade, muitos deles transmitidos há décadas pelos Espíritos superiores, através da grandiosa mediunidade de Chico Xavier, mas que somente nos tempos atuais têm sido objeto de estudos científicos.      

 

Livro:  III Congresso Espírita Brasileiro – Centenário de

Nascimento de Chico Xavier (Memórias do Congresso)

João Pinto Rabelo, Marta Antunes Moura, Geraldo Campetti Sobrinho, Autores Diversos

FEB – Federação Espírita Brasileira

 

Notas de Fernando Peron (março de 2013):

(1) – Missionários da Luz. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Terceira obra da Série André Luiz, foi lançada em 1945.

(2) – No Mundo Maior. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Quinta obra da Série André Luiz, foi lançada em 1947.

(3) – The Triune Brain in Evolution – Role in Paleocerebral Functions. Paul D. MacLean. New York Plenum Press. Obra lançada em 1990. Não consta edição em Português. O autor desencarnou em dezembro de 2007, aos 94 anos.  

(4) – Obreiros da Vida Eterna. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Quarta obra da Série André Luiz, foi lançada em 1946.

(5) – O Mistério da Mente – Um Estudo Crítico da Consciência e do Cérebro Humano. Wilder Penfield. Atheneu Editora São Paulo, EDUSP – Editora da USP (Universidade de São Paulo). Obra lançada em 1983.  

(6) – Pensamento e Vida. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel. FEB – Federação Espírita Brasileira. Obra lançada em 1958.

(7) – Ação e Reação. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Décima obra da Série André Luiz, foi lançada em 1957.

(8) – Evolução em Dois Mundos. Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Décima primeira obra da Série André Luiz, foi lançada em 1959.

(9) – Mecanismos da Mediunidade. Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, pelo Espírito André Luiz. FEB – Federação Espírita Brasileira. Décima segunda obra da Série André Luiz, foi lançada em 1960.