Corpo e Alma da Dança

 

Corpo e Alma da Dança
Denise G. de Oliveira


A arte foi, sem dúvida, um dos primeiros meios de comunicação entre os homens, mesmos os mais primitivos, falando pelo prisma terreno.
Quando a vemos, nos sublimamos, engrandecemos ou ficamos pesarosos, dependendo do teor que ela envolve, tocando as fibras mais íntimas de nossos corações.
Todo esse "abalo" que provoca em nosso espírito e sua inteligência, nunca é em vão : deixa suas marcas. E mexer com o sentir do ser humano é tão complexo e profundo como a própria vida.
"
Toda arte verdadeira deve ajudar o homem a realizar o seu EU interno. As criações da arte humana têm valor somente enquanto ajudam a alma a progredir rumo à auto realização" (Gandhi)
"
É chegado, assim, também o momento de o homem se conscientizar de que a verdadeira ARTE só o é se puder contribuir para a elevação do ser humano, como ser imortal, que tende naturalmente para sua origem".
Tenhamos cuidado : fidelidade, delicadeza, sinceridade, tato, sensibilidade e estudo são fatores fundamentais para quem deseja realizar uma obra concernente com o crescimento da alma, tanto de quem a pratica, quanto de quem a desfruta.
O espírito Camilo, em Memórias de um Suicida, narra um espetáculo de dança cuja beleza "
atingia o indescritível, quando, deslizando graciosamente pelo relvado florido, pairando no ar quais libélulas multicores, os formosos conjuntos evolucionavam(...) Arrancavam de nossos olhos deslumbrados, de nossos corações enternecidos, haustos de emoções generosas que vinham tonificar nossos Espíritos, alimentando nossas tendências para o melhor (...)"
Que o espiritismo seja a base das apresentações artísticas para quem trabalha com arte voltada para a divulgação e engrandecimento.
Como já disse Herculano Pires : "
Espiritismo é cultura em marcha, civilização nova em perspectiva. Precisamos estudar, queimar as pestanas, pesquisar, construir a Cultura Espírita em nossa terra. Ou faremos isso ou nada mais seremos do que beatos de um novo tipo, esperando de joelhos que o Céu faça por nós o que temos de fazer por nós mesmos."
Que o espiritismo seja, pois, o Corpo e a Alma da Dança

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!